Testes e Provas: O Caminho de Abraão Para a Grande Aliança
- Pastor Jair Ribeiro

- 23 de nov. de 2025
- 5 min de leitura
Podemos ter diversos testes e não necessariamente provas. Há uma diferença entre teste e prova. Nos tempos de colégio, me lembro bem das diferenças que existiam:
Teste: É algo informal, que visa acompanhar o progresso, identificar dificuldades e ajustar o ensino aprendido.
Prova: É formal, e tem um peso maior no resultado final. Uma prova é mais estruturada e completa , normalmente ocorrendo no final de um período.
Abraão precisou passar por TESTES... para o GRANDE DIA DA PROVA.

1. O Teste da Obediência Imediata
"O Senhor tinha dito a Abraão: ‘Deixe sua terra, seus parentes e a família de seu pai e vá à terra que eu lhe mostrarei’. Então Abraão partiu, como o Senhor havia instruído, e Ló foi com ele. Abraão tinha 75 anos quando saiu de Harã.” (Gênesis 12:1, 4 NVT)
A obediência precisa ser imediata, e não adiada. Toda vez que Deus nos chama, Ele nos dá a oportunidade de ter uma aliança com Ele. A única maneira de obedecermos é partindo. Esse "Partiu Abraão" é a maneira da Bíblia nos dizer: "Faça agora". Martin Lutero diz: "O verdadeiro crente crucificará a pergunta: POR QUÊ? Ele obedecerá sem perguntar".
2. O Teste de Ter a Alegria de Cristo
Muitos de nós precisamos passar nesse teste: a tristeza precisa ser superada pela alegria de Cristo. Abraão precisou esperar o tempo de Deus, e nós também.
"Sara declarou: ‘Deus me fez sorrir. Todos que ficarem sabendo do que aconteceu vão rir comigo’. E disse mais: ‘Quem diria a Abraão que sua mulher amamentaria um bebê? E, no entanto, em sua velhice, eu lhe dei um filho!’” (Gênesis 21:6-7 NVT)
Muitos desistem, não conseguem aguardar, esperar. Nossa desistência faz com que troquemos a verdadeira alegria pela falsa.
3. O Teste da Fé Vigorosa
“Mesmo quando não havia motivo para ter esperança, Abraão a manteve, crendo que se tornaria o pai de muitas nações21. Pois Deus lhe tinha dito: ‘Esse é o número de descendentes que você terá’22. E sua fé não se enfraqueceu, embora ele soubesse que, aos cem anos, seu corpo, bem como o ventre de Sara, já não tinham vigor23. Em nenhum momento a fé de Abraão na promessa de Deus vacilou24. Na verdade, ela se fortaleceu e, com isso, ele deu glória a Deus.” (Romanos 4:18-20 NVT)
George Müller1 uma vez foi perguntado: Qual é a forma de possuir uma Fé vigorosa? Ele responde que é SUPORTAR GRANDES AFLIÇÕES. O segredo é permanecer firmes no meio dos duros testes. O combustível para se ter uma Fé vigorosa é a oportunidade de os testes serem passados e aprovados. "Uma grande fé precisa conhecer grandes testes". As maiores dádivas de Deus são a chegada de testes difíceis, para que cheguem os grandes despertamentos.
4. O Teste de Contemplar
Há dois momentos importantes que Deus menciona para Abraão, sob as estrelas do céu:
"Em seguida, levou Abraão para fora e lhe disse: ‘Olhe para o céu e conte as estrelas, se for capaz. Este é o número de descendentes que você terá’. Abraão creu no Senhor, e assim foi considerado justo." (Gênesis 15:5-6 NVT)
Precisamos aprender no teste das estrelas a contemplar antes de se tornar visível para os outros. Primeiro eu contemplo DENTRO (invisível), para depois os outros contemplarem FORA. Abraão precisou CONTEMPLAR porque sua queixa era dizer que Eliézer não era seu filho para continuar seu legado e as bênçãos recebidas. Deus disse a Abraão: "Não, Abraão, não será Eliézer seu herdeiro; você terá seu próprio filho (singular)".
“Então o Senhor o levou para fora e diz: ‘Conte as estrelas, se puder... Este é o número de descendentes que você terá’ (plural).” (Gênesis 15:6)
Quando Abraão contempla, ELE APERFEIÇOA O CRER. Abraão creu, e essa Fé foi creditada como justiça.
A Prova Maior
Além de testes, Abraão precisou enfrentar a sua maior prova.
“Algum tempo depois, Deus pôs Abraão à prova. ‘Abraão!’, Deus chamou. ‘Sim’, respondeu Abraão. ‘Aqui estou’.” (Gênesis 22:1 NVT)
O que realmente Abraão sabia de Deus? Certamente, ele jamais pensaria que Deus pediria um sacrifício humano. As palavras são devastadoras:
"Pegue agora Isaque, seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama" (Gênesis 22:2)46.
Abraão e NÓS pudemos pensar: QUE TIPO DE DEUS É ESSE? As promessas de Deus para Abraão convergiam todas em Isaque. A questão é claramente apresentada com um Abraão seguro e confiante. A carta aos HEBREUS nos dá uma visão de alguém de fora:
“Pela fé Abraão, ao ser posto à prova, ofereceu Isaque como sacrifício51. Abraão, que havia recebido as promessas, estava disposto a sacrificar seu único filho, embora Deus lhe tivesse dito: ‘Isaque é o filho de quem depende sua descendência’52. Concluiu que, se Isaque morresse, Deus tinha poder para trazê-lo de volta à vida. E, em certo sentido, recebeu seu filho de volta dos mortos.” (Hebreus 11:17-19 NVT)
Os TESTES em nossa vida podem ser de forma isolada. Na PROVA se juntam todos os testes. Se passarmos pelos testes, nas maiores provas estaremos prontos.
A Lição de Isaque
O que me chama atenção aqui é ISAQUE. Ele não esperneou, não questionou, não discutiu. Na narrativa, seu papel é passivo, não ativo, numa aceitação do sofrimento que o PAI concedia. Isaque tinha um referencial: SEU PAI. Talvez, o maior problema hoje seja a falta de referencial de paternidade... DEUS QUER SUPRIR ESSA FALTA.
Isaque confiava no PAI
Isaque sabia o que o pai estava fazendo
Isaque amava seu pai
Isaque nos leva à alusão de COMO JESUS foi submisso até a morte.
Jesus tinha o seu referencial, seu Pai
JESUS confiava no Pai
JESUS sabia o que o Pai estava fazendo
JESUS amava seu Pai
DEUS PROVEU
"Então Abraão pegou a faca para sacrificar o filho72. Nesse momento, o anjo do Senhor o chamou do céu: 'Abraão! Abraão!'73. 'Aqui estou!', respondeu Abraão74. 'Não toque no rapaz', disse o anjo75. 'Não lhe faça mal algum76. Agora sei que você teme a Deus de fato77. Não me negou nem mesmo seu filho, seu único filho!'” 78 Então Abraão levantou os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto79. Pegou o carneiro e o ofereceu como holocausto em lugar do filho80. Abraão chamou aquele lugar de Javé-Jiré (O Senhor Proverá)." (Gênesis 22:10-14 NVT)
Quando vemos o Senhor prover, o nosso pranto se transforma em alegria.
Deus abençoe!
1 George Müller: George Müller foi um evangelista cristão do século XIX, conhecido por sua fé profunda e por fundar orfanatos na Inglaterra que cuidaram de mais de 10.000 crianças órfãs. Ele se tornou famoso por confiar exclusivamente na provisão divina, sem nunca pedir doações financeiras, e também fundou 117 escolas cristãs para crianças carentes.


Comentários